A Psicologia da educação é a área que estuda a aprendizagem humana, empregando princípios e informações através de pesquisas que permeiam o comportamento humano. Tem como objetivo tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente, pois engloba e reconhece a existência do que no processo de ensino-aprendizagem é afetado por questões psicológicas que interferem no processo de desenvolvimento e na aprendizagem do estudante.Tais influências dependem de condições mentais, físicas, sensoriais e sociais.
Através dos estudos de uma Teoria Cognitiva (“Piaget, Wallon, Vygotsky e Bartlett) vemos como ocorre o processamento da informação de PIaget e Vygotsky, o aluno por sua vez, passa a ser o centro e professor o seu orientador na construção de estudante autônomo e crítico.
Bibliografia: ALMEIDA, Ana Lúcia ; VALEIRAO, Kelin (orgs.). Fundamentos
psicológicos da educação. Pelotas: NEPFIL Online, 2015. 138p. (Série
Dissertatio-Incipiens). Disponível em:
https://wp.ufpel.edu.br/nepfil/files/2019/02/3-fundamentos-psicologicos-da-educacao.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário